quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dois ícones brasileiros são homenageados no Paço Imperial

Imagens: Divulgação
Um grande arquiteto e uma grande estilista. Ele ajudou na criação da capital brasileira; ela usou a moda para lutar contra a ditadura militar. Ele viveu até os 104 anos; ela, 50 a menos. Ambos se tornaram referências no que faziam: Oscar Niemeyer e Zuzu Angel são lembrados em exposições no Paço Imperial, na Praça XV.
No primeiro andar, o público pode visitar "Oscar Niemeyer - Clássicos e Inéditos", que apresenta mais de 300 obras: pela primeira vez, são expostos os croquis originais do conjunto Aula, que ele preparou para percorrer universidades brasileiras e transmitir seus pensamentos, além de diversos projetos que nunca foram vistos ou construídos.
Uma das criações mais inesperadas mostra uma projeção do futuro em 50 anos. O grande destaque é que, no mundo futurista imaginado pelo arquiteto nos anos 70, as pessoas seriam iguais e livres. Os meios de transporte e os prédios também seriam bem diferentes.
Pelas oito salas de exibição, há fotografias, maquetes, vídeos, uma linha do tempo e muitas criações desse grande arquiteto - todas elas, por sinal, estão catalogadas em uma das paredes. Uma mostra completa para agradar desde amantes da arquitetura até leigos.
No andar de cima, a história da grande estilista que perdeu a vida lutando para descobrir o havia acontecido a seu filho durante a ditadura militar é relembrada em "Ocupação Zuzu".
Em um ambiente aconchegante criado para a exposição, os visitantes podem observar obras de Zuzu, acompanhadas do anjinho, sua marca registrada, e também vivenciar sua história através de cartas, imagens e até mesmo das roupas: uma das salas mostra as peças criadas por ela para denunciar a ditadura e o sofrimento dos brasileiros que perderam seus familiares e não obtiveram nenhuma notícia - o corpo de Stuart Angel nunca foi encontrado, nem os responsáveis por sua morte descobertos.
O espectador também pode interagir com a mostra, deixando cartas para alguém ou utilizando retalhos de pano para enfeitar a parede de uma das instalações.
As duas exposições têm entrada gratuita e podem ser vistas até o dia 2 de novembro, de terça-feira a domingo entre 12h e 18h.

3 comentários: