terça-feira, 25 de novembro de 2014

A história da comunicação narrada de forma cativante

Foto: Bruna Dantas
Um museu que conta a história da comunicação em todo o mundo com um destaque especial para o Brasil. A proposta é interessante, mas o Museu das Telecomunicações, localizado no Oi Futuro Flamengo, consegue ir além do esperado.
Uma exposição fixa totalmente interativa e inovadora conquista a todos os visitantes, que recebem um fone de ouvido e um aparelho com sensor antes de iniciarem o passeio. Ao entrar pela porta, por alguns poucos segundos os visitantes não sabem o que esperar, até que um espaço impressionante surge.
Com seus acessórios em mãos, os espectadores ficam livres para fazer uma visita personalizada, o que caracteriza o modelo de hipertexto adotado pelo Museu.
Há diversas vitrines que mostram diferentes assuntos, e para saber mais, basta apontar o sensor para um pequeno círculo presente nelas, e assim o áudio tem início, explicando um pouco mais sobre a história do telégrafo, das telefonistas, das revistas brasileiras e muito mais. Se quiser pausar ou mudar de assunto, basta um clique.
Lá estão também aparelhos telefônicos de diversos países e épocas e até mesmo uma cabine do início do século XX.
Outra atração divertida é a história dos celulares. Através de um sensor corporal, é possível escolher um dos modelos disponíveis e visualizar sua história e algumas curiosidades na tela.
Também pode-se ouvir a voz de grandes comunicadores, como Juscelino Kubitscheck, Chacrinha e Manuel Bandeira, quase conversando com o visitante através do fone de ouvido.
Mas nada chama mais atenção que a sala Profetas do Futuro. Antes de entrar, é preciso escolher um dos pensadores disponíveis: Platão, Leonardo da Vinci, Buda, Andy Warhol, Oscar Niemeyer, entre outros. Ao entrar na sala, as luzes se apagam e é impossível não se impressionar quando surge uma projeção 3D da pessoa, falando por alguns minutos com você. A experiência é única!
O Oi Futuro está localizado na Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo, e o Museu pode ser visitado de terça à domingo, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.






Fotos: Bruna Dantas

3 comentários: